Secretaria de Agricultura e Abastecimento oferece capacitação em olericultura para rede de extensionistas da CATI/CDRS e abre para participação de interessados

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por intermédio do Grupo Técnico (GT) Olericultura da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CATI/CDRS), em parceria com a Syngenta, promoverá capacitação para atualização técnica em olericultura. O curso terá, ao todo, 14 horas de duração e entrega de certificado, tendo início em 21 de outubro e término em 2 de dezembro de 2021, abordando temas variados em cada dia programado.

 

 

A capacitação é voltada, em especial, para 200 técnicos da rede, sendo cinco de cada uma das 40 Regionais CATI/CDRS e 20 convidados, e contará com palestras de especialistas na área. Já foram convidados e confirmaram as palestras Pedro Yamamoto e José Otávio Menten, da Universidade de São Paulo (USP) – Escola Superior de Agronomia ‘Luiz de Queiroz (Esalq-USP); o primeiro abordará o “Manejo Integrado de Pragas” e Menten o “Manejo Integrado de Doenças”. Da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi convidado João Paulo da Cunha, que abordará “Uso correto e seguro de químicos”. Elisangeles Souza, “Minor Crops” e Giampaolo Buso as “Tendências de Mercado” e “Gestão da Propriedade”. E os pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pacheco e Nuno Madeira, vão abordar o “Sistema de Plantio Direto em Hortaliças”. Além destes, haverá outros convidados até o final da capacitação, em dezembro. 

 

Porém, embora voltada à rede de extensionistas da CATI/CDRS e da Syngenta, os interessados em algum tema ou em todos também poderão participar acessando o YouTube CATI-cdrs nos dias e horários marcados. Esse é o recado do engenheiro agrônomo Gilberto Job Figueiredo, que coordena o GT Olericultura. “Então, fique atento se tiver interesse e aproveite para ouvir especialistas no ramo”, frisa Figueiredo. A olericultura é uma cadeia que sofreu com estiagem, geadas, pandemia, mas pode ter rápida recuperação se forem usadas técnicas corretas.

 

Programação

 

Módulo I: “Manejo Integrado de Pragas & de Doenças”.

Data: 21/10/2021.

Horário: das 13h às 17h.

 

Módulo II: “Uso correto e seguro de químicos & Minor Crops”.

Data: 4/11/2021.

Horário: das 14h às 17h.

 

Módulo III: “Gestão da Propriedade & Tendências de Mercado”.

Data: 18/11/2021.

Horário: das 13h às 17h.

 

Módulo IV: “Sistema Plantio Direto de Hortaliças”

Data: 2/12/2021

Horário: das 14h às 17h.