Reportagens sobre a CDRS em outras fontes de comunicação

Condemat defende Alto Tietê como sede da nova regional da Agricultura na Grande SP

A direção do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) informou que aguarda, com expectativa, a resposta da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento para as propostas apresentadas pela região ao plano de Modernização do Sistema de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e Defesa Agropecuária, que prevê o fechamento de várias Casas de Agricultura e Escritórios de Desenvolvimento Rural instalados nos municípios e a criação de polos de atendimento nas 17 regiões administrativas do Estado. Pela relevância do agronegócio local, o consórcio defende o Alto Tietê como sede da nova regional na Grande São Paulo.

Mogno africano, investimento lucrativo do agronegócio

Produtores rurais da região de Rio Preto começaram a produção de árvores de madeira nobre, consideradas como verdadeiras 'poupanças' para a diversificação de culturas de longo prazo.

Condemat quer Alto Tietê como sede da nova regional da Agricultura na Grande São Paulo

Consórcio aguarda resposta do Estado para contraproposta ao plano de fechamento das Casas da Agricultura.

Condemat defende Alto Tietê como sede da nova regional da Agricultura na Grande São Paulo

Consórcio aguarda resposta do Estado para contraproposta ao plano de fechamento das Casas da Agricultura; relevância do agronegócio regional sustenta pedidos.

Pimenta: sabor à mesa e alternativa de renda

Produzidas em todo Brasil e com a oferta de diversas variedades para diferentes nichos de mercado, a pimenta caiu no gosto do brasileiro. É ideal para pequenas áreas de cultivo e há possibilidade de ganho em toda a cadeia, desde a oferta in natura aos atacadistas e compradores avulsos até às pequenas agroindústrias de marcas diversas e às grandes processadoras. Várias escolhas para variadas possibilidades.

Duartina (SP) tem estabilização da incidência do greening pelo terceiro ano consecutivo

O levantamento anual da incidência de greening realizado pelo Fundecitrus indica que a doença afeta 30,81% das laranjeiras da região de Duartina, que engloba importantes cidades produtoras de laranja como Duartina, Ubirajara, Lucianópolis e Espírito Santo do Turvo. Embora a incidência seja considerada alta e esteja acima da média do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro (20,87%), o número indica uma estabilização progressiva, sem aumento da doença pelo terceiro ano consecutivo.

Melancia: saúde e frescor em cada fatia

A melancia é uma das frutas mais recomendadas para os dias de calor.

Previsões e Estimativas das Safras Agrícolas do Estado de São Paulo, Intenção de Plantio do Ano Agrícola 2020/21 e Levantamento Final Ano Agrícola 2019/20, Setembro de 2020

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA) e da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), realizou entre 1 e 30 de setembro de 2020 o primeiro levantamento do novo ano-safra, 2020/21, que esboça a provável área a ser plantada, em hectares, pelos agricultores do Estado de São Paulo para diversas culturas que iniciam seu plantio para a próxima safra. Além da pesquisa da intenção de plantio de algumas culturas, também há a finalização de outras culturas da safra agrícola 2019/20, como, para as culturas de inverno, café e banana, e os números que antecedem a estimativa final para as culturas de cana-de-açúcar e laranja.

APTA capacita 250 pessoas em segurança dos alimentos na região de Bauru

Produtores rurais, técnicos da extensão e manipuladores de alimentos de escolas, agroindústrias e restaurante popular, passam por capacitação relacionada à segurança dos alimentos na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O projeto “Do Campo à Mesa”, conduzido por pesquisadores do Polo Regional de Bauru da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), realiza desde 2018 ações de pesquisa, extensão e ensino voltadas aos produtores de olerícolas e aos manipuladores de alimentos. O projeto é conduzido em parceria com a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS – Bauru), Prefeitura Municipal de Bauru, Faculdades Integradas de Bauru (FIB), Unisagrado, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e Udelar-Uruguay.

Frutas exóticas, nicho promissor

Bonitas, saborosas e caras, elas começam a conquistar o mercado brasileiro, mas o caminho até a alta escala é longo e desafiador.

Exibindo 1-10 de 4.362 itens.