Secretaria de Agricultura e Abastecimento implanta Sistema Vertical de Produção de Hortaliças em Bauru

A implantação de hortas verticais destaca-se como importante alternativa, visando à sustentabilidade na produção de hortaliças, principalmente em áreas urbanas que apresentam limitação de espaço. Implementado em escolas, esse sistema de plantio tem ainda um papel didático, sendo um excelente instrumento para o desenvolvimento de conceitos ligados à educação alimentar e ambiental e à cidadania.

Com esta visão, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da CDRS Regional Bauru, em parceria com as Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente e de Educação – Prefeitura Municipal; a Apta Centro-Oeste – Polo Bauru; e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) Botucatu; implementou um Sistema de Produção Vertical de Hortaliças Orgânicas, na Escola Municipal de Ensino Infantil Orlando Castro de Iacanga.

Segundo a engenheira agrônoma Valéria De Pietro, da Casa da Agricultura de Iacanga e responsável técnica pelo projeto, a iniciativa possibilitará a difusão de tecnologia à comunidade diretamente envolvida, contribuindo na educação das crianças sobre o valor da produção orgânica e do consumo de alimentos saudáveis. “Todos os processos, desde a implantação até a colheita das hortaliças, serão realizados com as crianças, etapas nas quais poderemos explorar conceitos de educação alimentar e ambiental, bem como valorizar a atividade de produção agrícola”, afirma, destacando que “essa tecnologia, além de simples, apresenta baixo custo, pois utiliza materiais recicláveis, como cano de PVC, tambores plásticos, garrafas PET e pedaços de bambu, podendo ser manejada inclusive por crianças, não necessitando de conhecimentos complexos”.

Valéria ressalta também que o projeto pretende viabilizar a produção de hortaliças orgânicas e agregar qualidade aos produtos em áreas restritas, utilizando o Sistema Vertical de Produção. “Além disso, a horta contribuirá para a melhoria da qualidade nutricional da merenda escolar, promovendo a mudança alimentar dos alunos”.

Para o diretor da CDRS Regional Bauru, Marco Aurélio Parolin Beraldo, essa parceria foi extremamente importante, por meio da qual uniram-se os poderes públicos estadual e municipal, universidade e comunidade para viabilizar a implantação dessa importante iniciativa. “A produção de hortaliças orgânicas em sistemas verticais está em consonância com as diretrizes propostas pelo Programa Cidadania no Campo 2030, ao visar à segurança alimentar e à produção de alimentos saudáveis. Essa foi uma oportunidade ímpar, na busca da possibilidade de interação Estado, município e demais parceiros, em prol do desenvolvimento rural sustentável”.