Em Piracicaba, Secretaria de Agricultura incentiva a alimentação saudável a alunos de escola estadual

Em um "Dia na horta" promovido na Escola Estadual Comendador Mario Dedini, em Piracicaba, cerca de 60 alunos, com idades de 9 a 10 anos, participaram de uma atividade com o objetivo de resgatar a importância da agricultura e do cultivo caseiro de hortaliças. A ação foi realizada pela Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), no âmbito do projeto estadual Horta na Escola.

Em sua palestra, o engenheiro agrônomo Gustavo Vieira, diretor da CDRS Regional Piracicaba, promoveu um pequeno "quiz" de olericultura bem animado com as crianças, à medida que explicava o papel do engenheiro agrônomo, mostrava exemplos de cultivo orgânico e agroecológico, os quais vêm ganhando cada vez mais espaço na região, por minimizar a contaminação do ambiente e promover uma alimentação mais saudável.
Segundo a professora Sueli de Oliveira da Silva, os alunos consomem guloseimas e salgadinhos com certa preocupação, pois possuem consciência da distinção entre alimentos saudáveis e não saudáveis. “Esse programa de incentivo ao consumo de frutas e hortaliças e à sustentabilidade ambiental vai ao encontro do Projeto Crianças como Parceiras, uma parceira da escola com o hospital Ilumina de Piracicaba, o qual enfatiza hábitos e alimentação saudáveis para promover a diminuição do risco de doenças crônicas e de câncer”, informa.

Segundo Fernanda Medinilla, vice-diretora da escola, é fundamental o investimento na educação alimentar da criança. "A criança é uma multiplicadora, pois sempre leva o conhecimento adquirido na escola para junto de sua família, o que resulta de dois a quatro adultos educados", comentou.
No final da palestra foi realizada uma parte prática, com o auxílio do engenheiro agrônomo Denis Silva, da CDRS Regional Piracicaba, na qual cada aluno pôde montar vasos de garrafas PET "antimosquito", com substratos e mudas de hortaliças doadas por uma empresa parceira. "No início desse Projeto Horta na Escola, realizado pela CDRS, alguns alunos nunca tinham colocado as mãos na terra", salientou a professora Valquiria Tietz Lopes, responsável pela disciplina de Práticas Experimentais.