Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura, entrega reforma da Casa da Agricultura de Altinópolis

No sábado, dia 14 de maio, Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, entregou a reforma da Casa da Agricultura de Altinópolis. Vinculada à CATI Regional Franca, a reforma foi realizada com investimentos do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável Microbacias II – Acesso ao Mercado.

“O Projeto prevê em suas normas, a melhoria na estrutura da instituição, seja na capacitação do quadro de funcionários, na aquisição de equipamentos e veículos, como também na melhoria da infraestrutura, possibilitando a reforma de várias Casas da Agricultura em todo o Estado. O objetivo é oferecer um melhor local de trabalho aos servidores da Secretaria e um atendimento mais adequado aos produtores Rurais”, informou Jardim.

A área reformada de 754,50 m2, no valor de R$ 126.059,40, recebeu melhorias na alvenaria, nos pisos e revestimentos, nos forros e elementos de cobertura, nas pinturas, troca de portas, instalação hidráulica e esgotos, concertinas nos muros, adequação da acessibilidade, sinteco no piso de madeira e impermeabilização.

Na Casa da Agricultura de Altinópolis atuam dois funcionários do quadro da Secretaria de Agricultura, o engenheiro agrônomo da CATI, Nelson Donizete Alves e o auxiliar Giovani Ferreira Soave, do Escritório de Defesa Agropecuária.

“O prédio foi construído há muito tempo e precisava de reforma e adequação, principalmente na questão de acessibilidade, para atendimento aos produtores rurais. Com as melhorias, poderemos atender às demandas mais frequentes da região como: assistência técnica para a cafeicultura, Declaração de Conformidade da Atividade Agropecuária (DCAA), informações sobre o Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista – Banco do Agronegócio Familiar (Feap/Banagro), Pró-trator e Pró-implemento”, avalia Pedro Cesar Avelar, diretor da Regional de Franca.

Com pouco mais de 15 mil habitantes e distante 345 quilômetros da capital paulista, Altinópolis conta com 543 Unidades de Produção Agropecuária (UPAs), com destaque para o café, cana-de-açúcar, eucalipto, laranja e pecuária de leite e corte.

Casas da Agricultura

A CATI está presente em todos os municípios paulistas, por meio das 594 Casas da Agricultura, dos 40 Escritórios de Desenvolvimento Rural e dos 21 Núcleos de Produção de Sementes e Mudas; proporciona ações práticas de desenvolvimento do agronegócio, de acordo com a realidade de cada região.

As Casas da Agricultura são locais preparados para receber os pequenos e médios produtores paulistas que buscam orientações para suas produções e seus negócios. Todas elas contam com uma rede de profissionais prontos para prestar apoio técnico aos agricultores sobre diversos temas, como a obtenção de crédito agrícola, seguro rural, transferência de tecnologia, planejamento da propriedade, elaboração de projetos de recuperação do solo, reflorestamento, adequação de estradas rurais, entre outros. Múltiplas atividades e treinamentos são realizados pela sua equipe de profissionais: dias de campo, organização de cursos sobre noções de administração rural, processamento artesanal, medicina veterinária preventiva, orientação agronômica sobre pragas e doenças e várias outras capacitações.

Foto: divulgação SAA.

jornalismo@cati.sp.gov.br